Prática Atividade química dos metais
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
LUCAS PICÃO ALBERTI
VICTOR CORDEIRO
RAFAEL RACHISNKI
ATIVIDADE QUÍMICA DOS METAIS
PONTA GROSSA
2013
1. Introdução
1.1 Metais
Os metais constituem o grupo de elementos mais numeroso que existe. Em condições ambientais são encontrados na forma sólida, com exceção do mercúrio, que é encontrado na forma líquida. São brilhantes, bons condutores de calor e eletricidade, se comparados com os demais elementos, e apresentam alta resistência mecânica e térmica. Uma característica dos metais é o fato de terem um número pequeno de elétrons no ultimo nível r, e também a baixa força de atração que o núcleo exerce sobre esses elétrons, facilitando a doação dos mesmos.
1.2 Reatividade química
A reatividade de um elemento está relacionada com a perda ou ganha de elétrons. Quanto mais a eletropositividade, maior a reatividade, no caso dos metais. Em caso dos não-metais é a eletronegatividade que deve ser maior que a reatividade. Essa reatividade dos elementos nos períodos aumenta pra ambos os lados (direita e esquerda), já nos grupos é para baixo para perto do canto esquerdo, e para cima no canto direito. Conforme a ilustração abaixo.
1.2.1 Reatividade dos Metais
Pode-se chamar de reatividade de um metal a capacidade que ele possui para deslocar outro em uma reação de deslocamento.
As reações de deslocamento, nas quais um elemento A desloca um elemento B, podem ser previstas segundo a série eletroquímica. A série eletroquímica dos metais, escala de nobreza ou fila de reatividade química, coloca os elementos em ordem decrescente de reatividade. Quanto mais nobre é o elemento, menos reativo ele é, e vice versa. Assim, metais nobres como o ouro, prata e platina, dificilmente são atacados por substancia química. Os metais mais nobres que o hidrogênio não são deslocados por ele, portanto não reagem com ácidos.
Quanto menos