psicologia aplicada a fisioterapia
É a especialidade da Medicina que estuda e investiga doenças relacionadas com o mecanismo do aparelho respiratório, e toda sua estrutura, incluindo, pulmões (direito e esquerdo), traqueia e brônquios (direito e esquerdo).
A área de Pneumologia está intimamente relacionada com Medicina Nuclear e Radiologia, além de correlacionar-se com Fisioterapia e Enfermagem.
*O Médico Pneumologista
É o profissional da área de Medicina que diagnostica, trata e acompanha pacientes com patologias pulmonares e respiratórias contraídas de diversas formas, indicando-lhes o melhor tratamento, ou ainda cirurgia torácica. As doenças respiratórias, como todas as outras, não devem ser negligenciadas, pois se observando uma busca de solução adequada, estaremos zelando pela nossa saúde e bem-estar protegendo a nós mesmos e também à terceiros.
Muitas são as patologias tratadas pelo pneumologista, entre elas, destacam-se:
1) Pneumonia: doença que afeta os pulmões, que se não tratada leva o paciente ao risco de vida. No Brasil, entre as doenças respiratórias, a pneumonia, ocupa o primeiro lugar, portanto, aconselha-se procurar o médico especializado para que o mesmo indique o melhor tratamento ou se necessário, uma internação.
2) Tuberculose: também conhecida como tísica, causada pela bactéria que denomina-se:
Mycobacterium tuberculosis. Esta patologia é contagiosa e mais comum em países em desenvolvimento, apresentando variadas manifestações.
3) Enfisema Pulmonar
4) Asma
5) Tumores pulmonares
6) Insuficiência respiratória
7) Gripe
8) Bronquites e Bronquiectasias
9) Pleurisias
O médico pneumologista conta com moderna tecnologia, de equipamentos cada vez mais avançados em radiologia e imagenologia para auxiliá-lo em seu diagnóstico, evitando assim, muitas vezes, biópsias e procedimentos invasivos.
Formação
È necessário possuir diploma da faculdade de Medicina, com duração de seis anos, que consiste em ciclo básico ( disciplinas como farmacologia, anatomia e