Segmentação de Mercado
Os gostos e valores dos consumidores não são padronizados. As pessoas não agem, compram e pagam da mesma forma, e isso gera várias fatias de público a serem abastecidas por produtos e serviços específicos. O chamado “mercado” representa um conjunto de grupos com características distintas, denominados “segmentos”. Segmentar o mercado é, pois, DIVIDI-LO por grupos de consumidores potenciais, em função das semelhanças destes ao compor cada bloco, já que tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing.
A segmentação baseia-se na idéia simples de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores, que são muitos, dispersos em diversas regiões; têm hábitos, gostos, necessidades, desejos e preferências extremamente variados. Segmentar auxilia a empresa a penetrar em focos escolhidos, concentrando esforços de marketing em determinados alvos e facilitando o acesso ao consumidor ajustando oferta à demanda, e produto ao mercado.
Os segmentos geralmente são identificados utilizando-se variáveis geográficas, demográficas e psicográficas, além de pesquisas onde se buscam respostas do consumidor como benefícios procurados, ocasiões de uso e lealdade à marca. Após, agrupam-se os indivíduos, em busca de respostas semelhantes a determinadas ações de marketing, a fim de descobrir as diferenças entre eles e reuni-los em grupos homogêneos. A partir daí, a empresa pode posicionar seus produtos e dedicar seus esforços de marketing em busca dos nichos mais lucrativos.
Outras vantagens da segmentação:
- Permite racionalizar os meios para atingir um dado segmento de produto ajustando-o aos preços/custos de distribuição e comunicação, com vista a atingir o equilíbrio.
- Permite uma especialização da empresa jogando com as variáveis estratégicas – preço, produto, distribuição e comunicação - evitando desperdícios.
O processo de segmentação comporta 4 etapas:
Geográfica