PROFESSOR
De acordo com o Dicionário Aurélio, o conceito de professor apresenta-se da seguinte forma: “s.m. O que ensina; mestre: a escola tem bons professores. // Professor assistente, membro do ensino superior que organiza os trabalhos práticos e colabora nas pesquisas. / Fig. Pessoa versada em belas-artes. / Pessoa que professa em público a verdade de uma religião. / Pessoa que exerce alguma arte liberal. // Professor catedrático, o que conquista a cátedra em concurso de títulos e provas”. A origem da arte de ensinar antecede o processo de surgimento das primeiras instituições de ensino da nossa História. Primeiramente, a função mais importante de transmitir os conhecimentos foi, a oralidade, esta surgiu antes mesmo que o desenvolvimento da escrita. Com o tempo, a junção dessas duas técnicas facilitou a capacidade de compreensão das ciências e contribuiu para a expansão da capacidade intelectual humana.
Desde então, o homem foi capaz de aprimorar cada fez mais as diversas maneiras de se relacionar e transmitir o seu conhecimento com o mundo. Daí, a atividade de educar foi desenvolvendo técnicas cada vez mais fundamentais e essenciais a evolução da Educação, chegando a ser uma das atividades mais respeitadas, dignas e restritas da nossa sociedade.
Com o tempo, alcançamos a profissionalização da atividade docente, onde o professor para ser considerado um profissional da educação, precisa estar a par de suas atribuições e funções, e assim assumir o seu papel relevante no processo de sua formação docente.
Muito embora, não só a formação docente é suficiente para alcançar os objetivos educativos. A maneira como o sistema educacional impõe normas ao educador no relacionamento com o seu alunado acaba restringindo sua autonomia didática dentro da sala de aula. No entanto, essa limitação não o impede o profissional de realizar as mais diversas atividades curriculares, possibilitando-o a aperfeiçoar e colocar em prática a sua didática.
A ação docente muitas