Logística Empresarial
Bowersox e Closs (2010), afirmam que a logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem, e eles completam que o objetivo da logística é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados. Assim, podemos dizer que a Logística gerencia um conjunto de atividades dentro de uma empresa, um processo de administração que têm a função de coordenar processos de produção, expedição, armazenagem e transportes, de maneira adequada para que produtos e serviços cheguem estrategicamente no seu destino final.
O termo logística é muito associado a distribuição, apesar de fazer parte das varias funções que a logística exerce a distribuição não limita essa área em ascensão, já que a logística têm função fundamental dentro da organização englobando diversos procedimentos de fluxos e acomodação em praticamente todas as áreas da empresa influenciando diretamente os custos da mesma.
Segundo Bowersox e Closs (2010), “a logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.” partindo dessa idéia de que a logística têm papel de agregar valor entre a empresa e o cliente, entende – se que ela deve oferecer os produtos adequados com o menor custo de processo, e que está presente desde a produção até a entrega do produto ao cliente final. Segundo Bowersox e Closs (2010) é necessário compreender como certas empresas utilizam sua competência logística para obter vantagem competitiva. Na atualidade as empresas se preocupam em alcançar qualidade, e a dinâmica da logística têm ajudado a administrar disponibilidade de estoques e o desempenho operacional, demonstrando sua eficiência estratégica na busca de um diferencial competitivo.
2.1.1 Gerenciamento da Logística Empresarial
O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas