Logistica empresarial
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Além disso, os consumidores não residem, se é que alguma vez o fizeram, próximos donde os bens ou produtos estão localizados. Este é o problema enfrentado pela Logística: diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.
Atualmente, a logística empresarial é um ramo deslumbrante e em constante desenvolvimento, sendo considerado como uma das mais importantes ferramentas para os administradores atuais.
Para todos os fins, a prática moderna da logística empresarial forma uma nova disciplina, o que não quer dizer que as atividades necessárias de transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos sejam novidades.
Contudo, somente recentemente um gerenciamento interativo entre a disposição para conduzir seus caminhos, visando a redução de custos e a disponibilizarão de produtos aos clientes, no local certo, na condição adequada e na hora requerida.
Numa economia livre é responsabilidade dos empresários proverem os serviços logísticos necessários, e, no Estados Unidos, as empresas enfrentaram esta responsabilidade com notável grau de eficácia e eficiência. Contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e à disponibilidade de recursos. Portanto, a filosofia da administração se altera com o tempo, de forma a se adaptar às novas exigências de desempenho para as firmas. A Logística