Cabos de Transmissão (Coaxial, Par Trançado e Fibra Ótica)
Um cabo coaxial é um cabo condutor que é usado para a transmissão de sinais e é constituído por várias camadas de condutores e isolantes. Basicamente um cabo deste é formado por um fio de cobre que é o condutor e revestido por materiais isolantes, e estes são rodeados por uma blindagem.
A vantagem deste cabo é que por conta da sua blindagem ele possui proteção para os fenômenos da indução que são causados por interferências.
Esse tipo de cabo é utilizado em muitas aplicações como áudio, linhas de transmissão de alta frequência e sua velocidade é considerada alta por causa das suas proteções.
As vantagens deste cabo é que pode transportar vários sinais (usado muitas vezes em operadores de televisão), redução da perca de sinal, e outros. Mas esse cabo tem como desvantagem seu custo e é uma topologia que está tendendo para entrar em congestionamentos.
Sua constituição pode ser mostrada na foto abaixo:
Curiosidades:
- Esse tipo de cabo já foi utilizado para ligar computadores em redes locais (LANS), mas foi trocado pelo par trançado (explicado no tópico abaixo).
- São usados na topologia de barramento.
- Podem ser utilizados em: ligações de áudio, redes de computadores, sinais de emissoras de TV, radio amador e outros.
PAR TRANÇADO
Este tipo de cabo surgiu com o objetivo de ser mais flexível e ter uma velocidade de transmissão mais rápida, ele vem substituindo o cabo coaxial desde a década de 90. Podemos dizer que hoje em dia é difícil achar alguém que use o coaxial, pois o par trançado além de um custo mais acessível sua instalação é simples.
O nome se da, pois nesse tipo de cabo temos 4 pares de cabos que são entrelaçados entre si. Eles utilizam o entrelaçamento dos cabos para criar um campo magnético que oferece uma proteção, digamos, razoável para as interferências.
As vantagens deste cabo são: sua flexibilidade (facilita ser passado por condutores como em paredes), fácil de encontrar (achamos este tipo de cabo em qualquer loja