Introdução redes
Redes de Computadores
Uma rede de computadores consiste na interligação de diversos computadores, dispositivos periféricos e outros sistemas, com o objetivo de proporcionar uma melhor comunicação, organização e partilhamento dos recursos existentes. Em regra, é caracterizada pela sua extensão, abrangência e tecnologia de transmissão, bem como por características internas como o custo, meio de transmissão usado, topologia, número máximo de dispositivos de rede, distância entre dispositivos, etc.
É comum, ainda, a existência de redes que interligam várias outras redes de menores dimensões. Este processo aparentemente fácil pode ficar mais complexo se a natureza e funcionamento interno de cada rede forem diferentes. Nestes casos a interligação é permitida através do uso de dispositivos de rede especialmente criados para essa finalidade.
Meios de transmissão são as conexões físicas entre as estações da rede. Geralmente eles diferem com relação à banda passante, tipo de conexão (se ponto-a-ponto ou multiponto), limitação geográfica, atenuação característica do meio, imunidade a ruído, custo, disponibilidade de componentes e confiabilidade.
A escolha do meio de transmissão adequado às aplicações é extremamente importante não só pelos motivos mencionados acima, mas também pelo fato de que ele influencia diretamente no custo das interfaces com a rede.
Qualquer meio físico capaz de transportar informações eletromagnéticas é possível de ser usado em redes locais. Os mais comumente utilizados são o par trançado, o cabo coaxial e a fibra ótica, que são os chamados meios guiados. Sob circunstâncias especiais, radiodifusão, infravermelho e microondas, que são os meios não-guiados, também são escolhas possíveis.
Figura 1 - Exemplos de meios de transmissão: conectores diversos, fibras ópticas e cabos metálicos
Vários meios físicos podem ser usados para a transmissão. Cada um tem sua própria característica em termos de largura de banda, atraso, imunidade ao