Estrutura e organização da educação brasileira
VEGA, M. La *
SILVA, M. M. P.**
RESUMO
Este artigo s umariza as principais idéias sobre uma pes quisa que objetiv ou realizar uma abordagem s obre a importânc ia da aprendizagem acelerativ a na recuperaç ão do auto – estima do aluno, bem c omo demonstrar c omo esses sujeitos podem ter res gatadas a s ua confiança e a sua capac idade de aprender. Procurou-se c hamar a atenção para a res ponsabilidade do professor no sentido de reconhecer o perfil de seus alunos, no que diz res peito à promoção do autoconceito positiv o e de suas habilidades , para que seu ego s eja alimentado pelos ganhos c ognitivos e eles possam es tabelecer uma relaç ão positiv a com o c onhec imento e com as pessoas, num processo que possibilite o es tabelecimento da c onfiança mútua, da solidariedade e da c rença nos seus êx itos .
Palavras-chave: Aprendizagem; aprendizagem acelerativ a; dificuldades de aprendizagem; fracasso escolar; auto-es tima; c apacidade de aprender; repetênc ia.
1. INT RODUÇÃO
O programa de Ac eleraç ão de Aprendizagem s e propõe a oferecer, aos alunos c om dificuldades de êxito esc olar, um ambiente ric o e acolhedor no qual possam aprender a se organizarem e considerar o es tudo e a escola c om seriedade e alegria, ac reditando em si mesmos, tendo autoconfiança, prontos a s e autosuperarem, sentindo o prazer do s uc esso. Propõe, portanto, a trajetória dos alunos em s ituação de defas agem, poss ibilitando-lhes av anços reais, reintegrando-os no perc urs o regular normal.
*
Graduanda do 6º período de Pedagogia. Professora do Ensino Fundamental.
Mestre em Educação. Pedagoga.Professora Titul ar de Psi col ogia da Educação e Sociologi a da
Educação da Faculdade de Filosofi a do Centro de Ensino Superior de Val ença.
**
Saber Digital: Revista El etrôni ca do CESVA, Valença, v. 1, n. 1, p. 119-137, mar./ago. 2008
119
Nes te texto situamos inicialmente o proc esso