reatividade dos metais
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
REATIVIDADE QUÍMICA DOS METAIS
Por: Marizete Alcantara Tatiana Brandao
Ilhéus-BA Novembro – 2012
1. OBJETIVOS
O objetivo deste experimento é observar a reatividade de alguns elementos metálicos quando são misturados com alguns ácidos e base.
2. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Selecionou-se para esta prática quatro metais para o estudo de seus comportamentos em ácidos e base: alumínio (Al), magnésio (Mg), ferro (Fe) e co cobre em soluções ácido acético (CH3COOH), ácido clorídrico (HCl), hidróxido de sódio (NaOH) e ácido nítrico (HNO3).
2.1 – Reatividade dos metais com Ácido acético diluído (Proporção 1:4)
O ácido acético, ou ácido etanóico, de fórmula CH3COOH, é um líquido higroscópico, incolor e de cheiro irritante, que é solúvel em água, etanol, éter, glicerina, acetona, benzeno e álcool etílico. Em uma solução aquosa atua como ácido fraco e quando puro recebe o nome de ácido acético glacial, pois se congela a temperatura baixa (16,6ºC).
2.1.1 – Reação do ácido acético com o alumínio:
Acrescentou-se pedaço do metal alumínio (Al) na solução de ácido acético não HOUVE nenhuma reação. Isto ocorreu, provavelmente, por dois fatores: primeiro, o ácido acético sendo um ácido fraco, está ionizado incompletamente em solução, pois uma pequena fração de suas moléculas sofre ionização (ATKINS, 2001). Sendo assim, a solução é constituída basicamente de moléculas de CH3COOH individuais e pequena quantidade de íons acetato (CH3COO–) e íons hidrogênio (H+). Por isso, haviam poucos íons para reagirem com o alumínio metálico. Em segundo lugar, a reação não aconteceu devido a baixa concentração da amostra (1:4), sendo menor ainda a quantidade de íons em solução. Porém, em condições normais o ácido acético