REATIVIDADE DE METAIS COM ÁCIDO CLORÍDRICO

816 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO

Uma boa definição para metais pode ser descrita como um conjunto de átomos com características metálicas em que os elétrons da camada de valência fluem livremente. Eles possuem características próprias que o fazem diferir das outras substancias como o estado sólido à temperatura ambiente e a cor prateada, com exceção do Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado em estado líquido, do Cobre (Cu) e do Ouro (Au) que possuem coloração avermelhada e dourada, respectivamente.
Após a realização de experimentos, cientistas descobriram qual metal é o mais nobre e elaboraram a fila de reatividade dos metais:
K > Na > Li > Ca > Mg > Al > Zn > Fe > Ni > Pb > H > Cu > Hg > Ag > Pt > Au
Os metais mais nobres são aqueles menos reativos que o hidrogênio, ou seja, do Cobre (Cu) ao Ouro (Au), que é o mais nobre de todos. Esses metais possuem as características de serem resistentes à oxidação e corrosão. A partir desta classificação, podemos prever ou não a ocorrência de uma reação.

2. OBJETIVOS

Determinar, através de experiência, a reação e a velocidade que alguns metais têm ao entrar em contato com ácido clorídrico, para melhor compreensão da nobreza dos mesmos.

3. MATERIAIS UTILIZADOS

Para este experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
5 béqueres de 100 mL
Cronômetro
Ácido clorídrico
Amostras dos seguintes metais:
Cobre
Estanho
Ferro
Zinco
Alumínio

4. METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS

Primeiramente, com cuidado, foi colocado uma quantidade de ácido clorídrico em um erlenmeyer e, com a utilização deste, foi posto em cada béquer 50 mL desse ácido.

Após disposição do ácido em todos os béqueres, foi introduzido em cada, um por vez, amostras de diferentes tipos de metais para que observássemos a reação destes em contato com a substância. O tempo da reação de todos os metais foi cronometrado.
O primeiro metal a ser posto na solução foi o cobre. Ao entrar em contato com o ácido, não houve reação. Isso acontece porque o

Relacionados