Reação de Glicídios
Centro de Ciências Naturais e Exatas
Departamento de Química
Curso de Biologia
Disciplina Bioquímica Experimental
REAÇÃO DE BENEDICT
REAÇÃO DE BARFOED
INVERSÃO DA SACAROSE
Nathiane Zühl
Marina Montero Bernardi
Santa Maria, outubro de 2014. INTRODUÇÃO
Os glicídios podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, seus polímeros, seus produtos de redução, oxidação ou seus produtos de substituição. Eles são as moléculas biológicas mais abundantes na natureza. Para um completo entendimento de muitas reações que se processam com os glicídios nos seres vivos, é indispensável o conhecimento de suas estruturas, suas reações e de que maneira eles são identificados no laboratório.
Na aula que se seguiu, através de reações, representamos a grande solubilidade dos glicídios, bem como a insolubilidade, através de 3 reações específicas.
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na face da Terra. Carboidratos como o açúcar comum e amido são à base da dieta universal e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica fornecedora de energia para a maioria das células não fotossintéticas. (LEHNINGER, 2011).
MATERIAIS E MÉTODOS
REAÇÃO DE BENEDICT
Materiais:
Tubo de ensaio; reativo de Benedict ; pipeta graduada; solução de glicose a 1%; solução de sacarose a 1%; solução de lactose a 1%; acesso a uma capela e a uma chama;
Procedimento:
- foi colocado 3mL de reativo de Benedict no tubo de ensaio e aquecido até ebulir;
- adicionado 8 gotas de solução de glicose a 1% e fervido por 2 minutos;
- verificou-se precipitado vermelho;
- foi repetido o procedimento com solução de sacarose a 1%;
- a coloração permaneceu azul;
- foi repetido o procedimento com solução de lactose a 1%;
REAÇÃO DE BARFOED
Materiais:
Tubo de ensaio; pipeta graduada; pipeta volumétrica; 2,5mL de reativo de barfoed; 5 gotas de glicose 5%; 5 gotas de maltose 5%; 5 gotas de