criação do curso de administração Pública da UDESC e seu primeiro projeto de curso
O projeto político-pedagógico do curso de Administração Pública de Balneário Camboriú e Florianópolis, tem um foco inovador na coprodução dos serviços públicos sendo o primeiro do Brasil com foco nessa área. Desenvolvido por um grupo de professores visionários e tendo idealizador da proposta o professor José Francisco salm, que liderou a implantação do curso em Balneário Camboriú. O curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC, tinha na sua origem o nome de Administração de Serviços Públicos, foi criado no ano de 2004. Um projeto inovador foi desenvolvido por um grupo de professores da Universidade, e usado como base para o curso.
A instalação da UDESC em Balneário Camboriú se deu através da manifestação da população,de políticos e outras lideranças da cidade juntamente com o Movimento Comunitário pela Universidade Pública e Gratuita de Balneário Camboriú- MOVUP. Assim a UDESC decidiu instalar um novo curso superior, sob a responsabilidade da então Escola Superior de Administração e Gerência, hoje Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG (Pág. 12 do Artigo do Prof. José f. Salm, , Paula Chieschommer, Francisco G. Heidmann, Patricía Vendramini, Maria Ester Menegasso.)
Por decisão do Reitor em exercício, Prof. Antônio Diomário de Queiros, o posterior respaldo do Prof. josé Carlos Cechinel, então reitor da UDESC, e Prof.
Amilto G. Tomasi, na ocasião Diretor Geral da ESAG, foi escolhido o curso de Administração com habilitação em Serviços Públicos, projeto concebido pelo Prof. José F. Salm, na época Diretor de Pesquisas e Extensão da ESAG, com base em seus estudos nos Estados Unidos, quando foi orientado por Alberto Guerreiro Ramos.
A criação do curso ocorreu em momento histórico para a Administração Pública. No início deste século, um movimento de transição, em que o modelo