direito
1
A regra da proporção
Gaudi disse “ A base de todo raciocínio é a regra de três, a proporção matemática, o silogismo. O homem deve recorrer a essas maneiras; primeiro supõe o conhecimento de uma coisa para depois encontrar outra que nos sirva de base firme. Primeiro se avança um pé para depois avançar o outro” (Conversaciones con
Gaudi- Cesar Martinell ). A ferramenta mínima da matemática é a regra de três, isto é para resolvermos todos nossos problemas de matemática, precisamos de uma única ferramenta, tudo que existe a mais são sub rotinas, são mecanismos que quando aplicados equivalem a centenas de aplicações da regra de três.
A regra de três é a regra da proporção, da harmonia, por esta razão os grandes construtores de antigamente eram sempre artistas, eles entendiam de proporção e conseguiram construir grandes pontes, templos, etc. A regra de três diz que se conhecemos três elementos, pela proporção entre eles, conheceremos o quarto que é desconhecido.
Assim :
Sabemos que 1 m³ de concreto pesa 2500 kg, quanto pesará 2 m³ de concreto? x kg de concreto está para 2500 kg de concreto, assim como 2 m³ está para 1 m³, para encontrar a solução multiplicamos 2 por 2500 e dividimos por 1.
A regra de três, é a regra da proporção, que relaciona grandezas diretamente e inversamente proporcionais, quanto maior a quantidade de concreto e quanto maior for seu peso maior será o resultado e se 2 m³ de concreto pesassem os 2500 kg menor seria o resultado final.
Um dos casos mais importantes de proporção é o da “DIVINA PROPORÇÃO”: a está para b assim como b está para c, que pode ser representada por um segmento dividido em duas partes de tal forma que o segmento total está para o maior pedaço assim como este está para o menor pedaço, que é chamada também de seção áurea
Ou seja (1+V5)/2 está para
1 assim como 1 está para (1-V5)/2 que dá aproximadamente
1,618 / 1 = 1 / 0,618
Os gregos foram encontrando repetidamente na