Relatório sobre a prática de glicídios
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PARA ENFERMAGEM
CURSO: ENFERMAGEM
MINISTRANTE: PROFA. MARIA DAS GRAÇAS CASTELO BRANCO SOARES
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÕES DOS GLICIDIOS
INGRID NOLETO TEIXEIRA LAYZE BRAZ DE OLIVEIRA LUANA FEITOSA MOURÃO MÁRCIA DAIANE FERREIRA DA SILVA
PRISCILA MARTINS MENDES
SAMYA RAQUEL SOARES DIAS
VANESSA CAVALCANTE OLIVEIRA
TERESINA
JANEIRO/2013
RESUMO
A prática visa à realização de reações que caracterizam glicídios. Foram feitas as experiências: I)Identificação de glicídios pela reação com reagente de Molish e com reagente de lugol; II)Identificação de glicídios redutores através da reação com reativo de Benedict; III)Diferenciação entre aldoses e cetoses através da reação com reagente de Seliwanoff; IV)Hidrólise de di e polissacarídeos através da reação da sacarose com ácido sulfúrico e com água e da identificação de seus produtos com reativo de Benedict, e a hidrólise do amido, identificando-se seus produtos com reagente de lugol e de Benedict.
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na face da Terra. Carboidratos como o açúcar comum e amido são à base da dieta universal e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica fornecedora de energia para a maioria das células não fotossintéticas. (LEHNINGER, 2011)
Os carboidratos desempenham vários papéis importantes na bioquímica. Em primeiro lugar, eles são a principal fonte de energia. Em segundo lugar, os oligossacarídeos possuem um papel-chave nos processos que ocorrem na superfície das células, particularmente nas interações célula-célula e no reconhecimento imune. Além disso, os