Gastrite e úlcera gastrica
Acadêmica: Tuani Batista Ferrareis
Curso: Medicina Veterinária
Professor: André Freccia
Disciplina: Bioquimica II
RELATÓRIO SOBRE AULA PRÁTICA DO DIA 18/11/2014
Tema referente à aula:
GLICÍDEOS
18 de novembro de 2014
Resumo:
As experiências apresentadas no trabalho a seguir, foram realizadas em um laboratório. Elas serviram para esclarecer muitas duvidas e curiosidades em relação aos Glicídios ou Carboidratos. No decorrer do relatório, veremos como ocorreu todo o processo, os matérias e métodos utilizados.
Introdução:
Na última terça-feira no período vespertino, realizamos uma aula prática no laboratório do Unibave.
Tratou-se de um experimento para visualizarmos a reação de glicídios quando em contato com determinados ingredientes.
Os glicídios ou carboidratos são moléculas orgânicas muito importantes que se diferem de acordo com sua complexidade estrutural. Eles podem ser distinguidos por: Monossacarídoes, Dissacarídeos ou Oligossacarídeos.
O objetivo foi analisarmos as reações químicas causadas pelos compostos “iodo” e Benedict”, quando em contato com estes carboidratos encontrados em diferentes tubos disponíveis no laboratório. O processo foi realizado em duas etapas, na primeira colocamos as soluções dos glicídios expostas ao iodo, enquanto na segunda expomos ao Benedict. Eram quatro tubos para cada procedimento.
Em ambos os experimentos, as substâncias e a quantidade delas depositadas nos recipientes eram iguais. O que permitiu a diferenciação de um processo para o outro foi a quinta substância adicionada (iodo ou Benedict), desta vez, em todos os tubos, independente da solução existente nele.
No caso da substância “amido”, que era um dos compostos presentes em um dos tubos, foi utilizado “lugol”, que serve como indicador para testar a presença do amido, colorindo-o.
De acordo com o tipo de lugol inseridos nos