edificações de edificios
Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza
1. Os processos construtivos em Alvenaria Estrutural, nos últimos anos, vêm sendo disseminados nas construções de edifícios de padrão médio a baixo, por permitir um nível de racionalização construtiva superior aos processos tradicionais (estrutura de concreto armado e vedação vertical de alvenaria de blocos).
a) Como se explicam as vantagens da alvenaria estrutural, relativamente ao processo tradicional?
b) Quais as principais restrições ao emprego da alvenaria estrutural? Justifique.
2. Para as afirmações abaixo responda se estão corretas ou incorretas e, para todas elas, justifique sua resposta.
a) O projeto racionalizado de alvenarias de vedação normalmente inclui não somente o desenho das mesmas, em planta (primeira fiada) e elevação, como a indicação de interferências com outros subsistemas, como estrutura e instalações hidráulicas e elétricas.
b) Para a execução de projetos racionalizados de alvenarias de vedação, um dos aspectos essenciais é o da definição da modulação dos componentes que serão empregados (tijolos ou blocos). O ideal é que esta definição seja feita posteriormente à etapa de elaboração dos projetos usuais (arquitetura e estruturas, por exemplo), para poder levar em conta os aspectos geométricos neles definidos.
c) O escantilhão ou pontalete graduado é um importante equipamento a ser empregado na execução das alvenarias racionalizadas, tanto de vedação como resistentes. Sua função é a de “galgar” os níveis das diferentes fiadas, garantindo o nivelamento, o alinhamento e o prumo das paredes.
d) A principal função das vergas e contravergas executadas nas alvenarias racionalizadas é a de assegurar a precisão geométrica das aberturas e vãos, facilitando a execução das esquadrias de portas e janelas.
3. Na execução de uma obra de grande porte resolveu-se substituir as vedações verticais em alvenaria tradicional pelas divisórias com chapas de gesso acartonado. Supondo que você fosse o