Química Orgânica
Dentro da Química Orgânica, estudamos moléculas de tamanho relativamente pequeno e também as moléculas grandes. Para estas moléculas damos o nome de macromoléculas. As macromoléculas também podem ser chamadas de polímeros.
Elas dividem-se em macromoléculas naturais e sintéticas.
As macromoléculas sintéticas são a base para a fabricação dos plásticos. As macromoléculas naturais são biomoléculas fundamentais para todos os seres vivos, que são os glicídios, os lipídios e as proteínas.
As macromoléculas sintéticas são os polímeros, que são a base para a fabricação dos plásticos. Os plásticos começaram a ser produzidos no final do século XIX e tem grande importância no desenvolvimento do século XX. A partir destas macromoléculas foi possível obter, além dos plásticos, as fibras têxteis, como o náilon e o poliéster e as borrachas sintéticas.
Polímeros são compostos de moléculas muito grandes que são formados pela repetição de uma unidade molecular pequena, que se chama monômero.
Exemplos:
Exemplos de polímeros sintéticos: copo plástico, garrafas PET e pneu de borracha sintética.
Os polímeros de adição são aqueles onde o polímero é a soma de moléculas pequenas e todas iguais entre si.
São exemplos de polímeros de adição o polietileno, o polipropileno, o cloreto de vinila, o poliestireno, o poliacetato de vinila, o teflon, o polimetacrilato de metila e a poliacrilonitrila.
As Macromoléculas Naturais são biomoléculas fundamentais para todos os seres vivos, que são os glicídios, os lipídios e as proteínas.
Glicídios
Os glicídios são compostos que possuem função orgânica mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona, dentre outros compostos, que ao sofrerem hidrólise resultam em poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.
Exemplos:
A palavra glicídios vem do grego glicos que significa doce. São os açúcares, desde o mais comum até os mais complexos, como o amido e a celulose. São produzidos em