reaçoes de oxirredução
1° Período
Disciplina: Instrumentação Laboratorial
Prof°: Fabricio
Reações de Oxirredução
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
1 – INTRODUÇÃO Oxidação é uma palavra que significava originalmente combinação com o oxigênio gasoso; mais tarde, o termo foi ampliado para alguma reação na qual uma substância ou espécie perde elétrons. Redução é um ganho de elétrons. (O termo parece ter sua origem na terminologia metalúrgica: a redução de uma liga de metal). A redução é exatamente o oposto da oxidação.
Quando uma substância é oxidada, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos aumenta (torna-se mais positivo), são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos.
As reações de oxidação-redução podem ser vistas de uma maneira análoga ao conceito de Bronsted-Lowry para as reações ácido-base. Ambas envolvem a transferência de uma ou mais partículas de um doador para um receptor – as partículas são elétrons nas reações de oxidação-redução e prótons na neutralização. Quando um ácido doa um próton, ele se torna a base conjugada que é capaz de aceitar um próton. Por analogia, quando um agente redutor doa um elétron, ele se torna um agente oxidante que então pode aceitar um elétron (SKOOG, et al 2006).
2 - OBJETIVO
Este relatório tem por finalidade verificar as reações de oxirredução, através da mistura de solução mais metais.
3 – MATERIAIS
● Bombril ● Nitrato de Prata
● Pinça ● Nitrato de Chumbo
● Alumínio ● Cloreto de Zinco
● Zinco ● Sulfato de cobre
● Chumbo
4 - METODOLOGIA
Pegamos os metais, alumínio, zinco, chumbo, passamos o bombril pra limpa-los, usamos a pinça para