Reações de oxirredução
As reações de oxirredução (redox) estão entre as reações químicas mais comuns e importantes. Estão envolvidas em uma grande variedade de processos importantes como a corrosão, a fabricação e ação de alvejantes e a respiração dos animais. Para que uma reação de oxirredução ocorra, um dos reagentes deve apresentar a tendência de ceder elétrons, e o outro, de receber elétrons.
Estas reações envolvem a transferência de elétrons de uma substância para outra. O termo oxidação se refere à perda e redução ao ganho de elétrons. Como em uma transformação química o número de elétrons se mantem constante, oxidação e redução ocorrem simultaneamente. A oxidação é a perda de elétrons ou aumento de nox e a redução é o ganho de elétrons ou diminuição de nox.
ESTADOS DE OXIDAÇÃO
O estado ou número de oxidação de um elemento num composto define-se como a carga que um átomo tem, ou parece ter, quando os elétrons no composto são contados de acordo com certo número de regras, que são as seguintes:
- Num elemento livre, cada átomo tem estado de oxidação zero. Ex: o alumínio, Cloro ou Enxofre.
- Para ions monoatómicos, o estado de oxidação do elemento é igual à carga do ion. Nos Grupos 1 a 3 da tabela periódica, os elementos formam ions com carga igual ao número do Grupo.
- O estado de oxidação do Hidrogênio é +1 e o do Oxigênio é -2 na maioria dos compostos.
- Num composto neutro, a soma algébrica dos números de oxidação dos elementos deve ser zero; num ion poliatómico, a soma deve ser igual à carga do ion.
CÉLULAS GALVÂNICAS
Chamamos de célula galvânica a célula eletroquímica que apenas gera uma corrente. A pilha de Daniell é um exemplo antigo de célula galvânica. Ela foi inventada pelo químico britânico John Daniell em 1836 para suprir a necessidade de energia confiável e estável para operar aparelhos de telégrafos. Daniell sabia que a reação redox Zs(s) + Cu2+(aq) → Zn2+(aq) + Cu2(s) era espontânea porque quando um pedaço se zinco é colocado numa