Reações de Precipitação e oxirredução
As reações de precipitação são do tipo que resultam na formação de um produto insolúvel chamado precipitado. Elas ocorrem quando certos pares de íons de cargas contrárias se atraem tão fortemente que formam um sólido iônico insolúvel. (Brown , T. L., Lemay, H. E. e Bursten, B. E. (2005))
Em uma reação de precipitação forma-se um produto sólido insolúvel quando duas soluções eletrolíticas são misturadas. Na equação química de uma reação de precipitação, usa-se (aq) para indicar as substâncias que estão dissolvidas e (s) para indicar o sólido que precipitou. (Atkins, P. W. e Jones, L.(2012))
Ex: AgNO3(aq) + NaCl(aq) ↔ AgCl(s) + NaNO3(s)
Para determinar se certas combinações de íons formam compostos insolúveis, devemos levar em consideração algumas regras que dizem respeito às solubilidades de compostos iônicos comuns. (Brown , T. L., Lemay, H. E. e Bursten, B. E. (2005))
Regras de solubilidades para compostos iônicos
A solubilidade de uma substância é a quantidade dessa que pode ser dissolvida em certas quantidades de solvente. Regras baseadas em propriedades físicas (como cargas iônicas) não determinam em particular a solubilidade de um composto iônico. Algumas observações experimentais têm criado regras para a previsão da solubilidade dos compostos iônicos; entre elas: todos os compostos iônicos comuns de íons metais alcalinos (grupo1A), de íons amônio (NH4+) e que contêm o ânion nitrato (NO3-) são solúveis em água. (Brown , T. L., Lemay, H. E. e Bursten, B. E. (2005))
A tabela a seguir resume as regaras de solubilidade para compostos iônicos comuns:
Regras de solubilidade em água para compostos iônicos comuns
Compostos iônicos solúveis
Exceções importantes
Compostos contendo
NO3-
C2H3O2-
Cl-
Br-
I-
SO42-
Nenhuma
Nenhuma
Compostos de Ag+, Hg22+ e Pb2+
Compostos de Ag+, Hg22+ e Pb2+
Compostos de Ag+, Hg22+ e Pb2+
Compostos de Sr2+, Ba2+, Hg22+ e Pb2+
Compostos iônicos insolúveis
Exceções