Química
NATUREZA DO TRABALHO:
Profº: ManuellaRitha Palhares Pereira SilveiraDisciplina: Química Geral
Nome:Carla Jane
Clara Simões
Eliza Tavares
Gabriel Amaro
Gisele Fonseca
Jeferson Luiz
Henrique
Mara Cristina
Micheli Alves
Curso: Engenharia Química Data: 08/05/2014 Valor: 10 pontos Res. obtido:
Aula Prática nº 03
Assunto: Reações de precipitação, complexação e oxirredução: Aplicações analíticas.
Introdução
Na terceira aula prática, analisamos reações onde ocorrem precipitação, oxirredução e complexação.
A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. E quando ocorre é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, o sólido formado se deposita no fundo da solução,podendo as vezes flutuar quando for menos denso que o solvente. Nas reações de oxirreduçãoocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas. Nessa reação sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos são recebidos por outros. E na reação de complexação acontece uma “transformação” de um íon simples em um íon complexo. O íon complexo é obtido pelo compartilhamento de um par ou mais pares de elétrons com uma espécie deficiente em elétrons (um cátion), capaz de aceitar esse par (ou pares) de elétrons, através de ligações covalentes coordenadas.
OBJETIVO
• Comprovar experimentalmente a ocorrência de reações de precipitação, complexação e oxirredução entre cátions metálicos e ânios e/ou moléculas, e a utilização destas em análises químicas.
• Conhecer alguns tipos mais comuns de reações químicas e fazer a comprovação de sua ocorrência e caracterizações.
Fundamento teórico
• Reações de precipitação
As reações de precipitação caracterizam-se pela formação de um precipitado (sólido) - que é um sólido pouco solúvel - a partir de uma solução aquosa de duas substâncias. Resumindo, quando se juntam duas soluções aquosas de duas substâncias