Função acido
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PROF: GIANCARLO DA SILVA SOUSA
IDENTIFICAÇÃO DE REAÇOES QUÍMICAS
Componentes:
TERESINA – PI
2013
RESUMO
O experimento consistiu na identificação de reações químicas em soluções, de diferentes formas, observando diversos tipos de reações como: precipitação, ácido-base, ácido-base com formação de gás, e de oxirredução. Foi usado diversos materiais laboratoriais como, por exemplo: béquer, conta-gotas, bureta, entre outros. Observando-se as principais fontes de erros na hora da prática.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
PARTE EXPERIMENTAL 05
Material e Reagente 05
Procedimento 05
RESULTADO E DISCUSSÃO 05
CONCLUSÃO 06
REFERÊNCIAS 07
ANEXOS 08
01 INTRODUÇÃO
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão.
Pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita. A química analítica qualitativa tem como objetivo a sistematização da separação e análise de cátions e ânions em uma amostra.
O enfoque se dá na caracterização da presença de um determinado elemento na amostra, sem uma maior preocupação na determinação das quantidades dos mesmos. Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para