enfermagem
Onde tivemos a oportunidade de vivenciar uma realidade na área da enfermagem, percebemos que precisava ter uma medida de prevenção para evitar a úlcera por pressão (UP) nos idosos institucionalizados.
O envelhecimento populacional tem ocorrido dentro de um contexto diferenciado de anos atrás. Hoje podemos observar grandes mudanças socioculturais, econômicas, e de estrutura familiar (Camarano; Kanso, 2010).
Segundo Chayamiti e Caliri a taxa de natalidade está reduzindo e a expectativa de vida aumentando mundialmente. Com isso, o crescimento de doenças crônicas de saúde necessitam de cuidados mais complexos (Chayamiti; Caliri, 2010).
Ainda que a nossa legislação responsabilize os familiares a cuidarem dos seus entes dependentes, no contexto familiar atual, com a mudança da estrutura familiar, e a crescente participação da mulher no mercado de trabalho, passa a haver a necessidade de divisão de responsabilidade entre o Estado, as instituições privadas e a família (Camarano; Kanso, 2010).
Com o aumento exponencial da população idosa, surgi então o desafio a sociedade e aos formuladores de políticas públicas. Estima-se que a nível mundial em 2050 haja dois bilhões de idosos, sendo 80% deles nos países em desenvolvimento (Pollo, 2008).
A criação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's) não é recente, sendo o cristianismo o pioneiro no amparo a população idosa, sendo o primeiro asilo fundado pelo Papa PelágioII (520-590) que transformou sua casa em um hospital para os idosos (Alcantara, 2014).
Segundo a Anvisa ILPI's