comparacao entre as colonizacoes espanholas inglesas e portuguesas
Introdução
Um dos grandes acontecimentos da Idade Moderna foi, sem dúvida, a expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI, querepresentou um dos aspectos básicos da passagem do feudalismo para o sistema capitalista. Dessa expansão resultaram o descobrimento de novas rotas maritimas para o Oriente e o descobrimento e conquistacolonial da América.
Desenvolvimento
No final do seculo XV Portugal dedicava-se a exploração do comércio de especiarias, de ouro, de marfim e de escravos na costa da África.
Em 1942, Cristovão Colombodescobriu um continente denominado assim, de América. Essa descoberta abriu uma nova frente de disputas territoriais e econômicas entre os Reinos Europeus (Portugal, França, Espanha, Olanda eInglaterra).
Em 1500, outros portugueses chegaram na expedição de Pedro Álvares Cabral que se dirigia a Índia, mas acabou chegando na América do Sul. A terra não apresentava interesse de primeiro momento aPortugal. Até então, a colonização só seria iniciada 30 anos depois.
Em 1501, a Coroa Portuguesa enviou expedições exploratórias para avaliar a potencialidade econômica e cultural de seu novo domínio.Com essas expedições começou a se exportar o famoso pau-brasil.
Para os portugueses, a extração do pau-brasil não era lucrativa pelo fato da distância, mas isso despertou o interesse de outros paisesda Europa que eram bem mais próximos.
A colonização da América Espanhola começou com a chegada de Cristovão Colombo nas Américas em 1492. Colombo enriqueceu com o trabalho dos escravos que osobrigou a minar ouro. Apesar de ser geralmente visto como um excelente navegador, era fraco como administrador e foi destituído do governo em 1500.
A conquista da América foi marcada pela grandeautonomia dos homens que buscavam riqueza e prestigio no ultramar, os adalentados.
A Espanha explorava jazidas minerais, e Portugal, o pau-brasil.
Na base da sociedade colonial espanhola,