Reacçoes de oxidaçao
Uma reacção de oxidação – redução é uma reacção em que ocorre transferência de electrões.
Oxidante é a espécie química que, numa reacção química, capta electrões, isto é, é reduzida, provocando a oxidação da outra espécie. O oxidante é o aceitador de electrões.
Redutor é a espécie química que, numa reacção química, cede electrões, isto é, é oxidada, provocando a redução da outra espécie química. O redutor é o dador de electrões.
Exemplo 1 A semi – equação de oxidação é: A semi – equação de redução é: O é a espécie que dá electrões, é o redutor, electrões esses que são aceites pela espécie , que é o oxidante, é a espécie que se reduz.
Os pares redox conjugados são e .
Exemplo 2
A deposição de prata metálica sobre um fio de cobre, a partir da solução aquosa contendo iões , implica que estes iões tenham recebido electrões, ficando a solução progressivamente mais azul, o que se pode atribuir à presença de iões .
A semi – equação de redução é: A semi – equação de oxidação é: A equação global é:
Exemplo 3
Alguns metais, como o magnésio, o zinco, o ferro e outros, reagem com soluções ácidas libertando hidrogénio gasoso. Nestas reacções entre os metais e as soluções ácidas, o hidrogénio, sob a forma de ião, é reduzido, recebendo electrões dos átomos dos metais, que por sua vez se oxidam.
Estado de oxidação. Número de oxidação
Um átomo que perde total, ou parcialmente, electrões está oxidado relativamente ao seu estado elementar.
Um átomo que ganha electrões está reduzido em relação ao mesmo estado elementar.
Um dado átomo pode, assim, aparecer em vários estados de oxidação referenciados pelo chamado número de oxidação.
Número de oxidação de um elemento, num dado estado, é a carga que um átomo desse elemento adquire se os electrões, em cada ligação, forem atribuídos aos átomos mais electronegativos.
O número de oxidação é positivo se corresponde a electrões perdidos e é