Plano de negocio lava rapido
Profº Marcos Paulo Rosa
Introdução
Vivemos numa sociedade de organizações. O mundo moderno é constituído de organizações. Isso significa que nascemos em organizações, crescemos em organizações, aprendemos em organizações, fazemos esportes e lazer em organizações, trabalhamos em organizações e até para morrermos dependemos delas. Quase tudo – se não tudo – é projetado, criado, produzido e distribuído por organizações. Elas são tão numerosas e diversificadas que quase não percebemos sua presença: indústrias, comércio, escolas e universidades, empresas financeiras, clubes, repartições públicas, empresas estatais, exército, igreja, hospitais etc. Na prática, as organizações existem para produzirem alguma coisa e disponibilizá-la para a sociedade. A produção é o objetivo fundamental de toda e qualquer organizações.
A Empresa
As empresas também são organizações. São organizações sociais por que são compostas de pessoas que trabalham em conjunto. Numa melhor definição diria que as empresas são organizações sociais que utilizam recursos e competências específicos para atingir determinados objetivos. Os objetivos podem ser lucros ou determinadas necessidades da sociedade (empresas sem fins lucrativos).
Classificação Quanto à Propriedade
Empresas estatais: são de propriedade dos Estados. Constituem o chamado setor público e seu objetivo é o bem-estar social; Empresas privadas: são de propriedade de particulares. Fazem da iniciativa privada e constituem o chamado setor privado. Seu principal objetivo é o lucro; Empresas mistas: são as sociedades por ações de participação pública e privada, simultaneamente. Geralmente, a União, o Estado ou o município são os sócios majoritários, detendo a maioria das ações e, portanto, o controle acionário e administrativo.
Apostila do 1º Bimestre da disciplina de Planejamento e Controle de Produção
MATERIAL DE CUNHO DIDÁTICO – VENDA PROIBIDA
Classificação Quanto ao