Modelo de relatorio mesa de forcas
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:
- Reconhecer que força é uma grandeza vetorial;
- Decompor um vetor em suas componentes;
- Realizar a soma de dois ou mais vetores;
Introdução teórica:
Segundo as leis de Newton, para que uma partícula esteja em equilíbrio estático é necessário que a resultante das forças que sobre ela atuam seja nula. Aqui se pretende verificar esta condição considerando a composição de três forças atuantes sobre uma tal partícula. A figura abaixo ilustra a montagem a ser utilizada. Três fios unidos em um nó comum têm suas outras extremidades amarradas a três massas aferidas. Procura-se tensionar cada um dos fios, de modo que estes estarão dispostos em um plano horizontal. Abaixo da junção dos três fios coloca-se uma mesa com graduação para ângulos, de forma a possibilitar a medição dos ângulos entre as forças em questão (tensões nos fios). O valor da força equilibrante será diretamente lido na escala do dinamômetro.
Aparelho utilizado:
* Painel multiuso -Cidepe; * Papel milimetrado * Fita adesiva – Adere -Tapefix; * linhas interligadas por arruela – Cidepe 0,13m; * 3 dinamômetros – Cidepe – eq007-08c; * Tranferidor – Cidepe – eq032.19.
Roteiro do experimento:
Primeiramente foi traçado em papel milimetrado uma reta x e y e depois foi traçado os ângulos de 30°,120° e 250°,e em seguida a colocou sobre o painel.Foi colocado sobre o painel 3 dinamômetro um no ângulo de 30°(força 1) , outro no de 120°(força 2) e o outro no de 250°(força 3), com a ajuda de uma arruela foi interligado os 3 dinamômetro de modo que o centro da arruela coincida com a origem do plano cartesiano.Depois foi feito a leitura da força de cada dinamômetro , foi calculado o valor da componentes x e y de cada força e por fim foi calculado o somatório das componentes das forças que atuam na direção x e na direção y.
Dados coletados:
- F1=1,3 N
- F2=1,06 N
- F2= 1,74