Mesa de forças i
Dr. Cláudio S. Sartori
Experiência 1: Mesa de Força
1
LABORATÓRIO DE FÍSICA I: Experiência 2: MESA DE FORÇA (Equipamentos MMECL e MARSHALL) Curso: Engenharia Civil e Engenharia de Produção Semestre: 10 Prof.: Dr. Irval Cardoso de Faria Organização:Dr Irval C. de Faria e Dr.Cláudio S. Sartori Depto.: Física
2 tripés (5). 1 alinhador para dinamômetro (6). 1 perfil universal com fixador (7). 6 sapatas niveladoras (opcional) (8).
1
3.
Fundamentos Teóricos básicos:
Função da Roldana fixa. Força Resultante. Métodos gráficos e analíticos da composição e decomposição de forças.
1.
Objetivos
4.
Montagem:
Determinar a resultante de um sistema de forças colineares ou não. Calcular a resultante de duas forças utilizando o método analítico e geométrico.
Montar o conjunto conforme as atividades que serão apresentadas a seguir, utilizando o aparato indicado nas figuras mostradas.
2.
Material necessário:
PROCEDIMENTOS GERAIS: 1) Regule as roldanas para girarem com o mínimo de atrito. 2) Nivele a mesa através das sapatas. 3) Coloque o anel no pino central, fixando nele as três extensões (com gancho) que passarão pelas roldanas na periferia da mesa . Nas extremidades livres destas extensões dependure os conjuntos de massas acopláveis. 4) Leia instruções sobre o uso do dinamômetro no final do texto.
1 mesa de força (1). 3 conjuntos de massas acopláveis e gancho lastro (50 g) (2). Papel milimetrado. Régua. Um dinamômetro de 2 Newtons (3) (Veja detalhe do funcionamento do dinamômetro antes de utilizálo). Uma bússula. 3 extensões de cordão com ganchos (4).
1
CEUNSP -Laboratório de Física 1 - Mecânica
Dr. Cláudio S. Sartori
Experiência 1: Mesa de Força
2
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
FORÇAS COLINEARES DE SENTIDOS INVERSOS
FORÇAS COLINEARES DE MESMO SENTIDO
2
Figura 2. Esquema Atividade 2. Figura Esquema Atividade 1. 1. Procedimento: 1. Com o dinamômetro,