As reacções da oxidação redução no metabolismo do ferro
Realizado por:
Gonçalo Pereira Nº 16
Luís Araújo Nº 15
Índice.
As reacções da oxidação redução no metabolismo do ferro. 6 Conclusão 8 Enferrujamento 4 Introdução 3 Reacções oxidação-redução 5
Introdução
Nós com este trabalho pretendemos dar ao leitor uma noção sobre o tema abordado (“As reacções da oxidação redução no metabolismo do ferro”). Iremos falar dos seguintes tópicos: “Enferrujamento”, “O que são reacções de oxidação-redução ”, tratados pelo aluno Luís Araújo, e sobre “ As reacções da oxidaçao-reduçao no metabolismo do ferro.”, que será tratado pelo aluno Gonçalo Pereira. E esperemos que o leitor no fim de ler o trabalho tenha uma noção sobre o tema tratado.
Enferrujamento
O que é? A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contacto com o oxigénio presente na água e no ar se oxida, e desta reacção surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.
O que fazer para evitar? Normalmente para evitar que um material enferruje, tem-se que proibir que o metal entre em contacto com o oxigeno, e para isso não acontecer, normalmente usa-se tinha ou óleo para separar.
Reacções oxidação-redução
O que é?
As reacções de redução-oxidação (também conhecido como reacção redox) são as reacções de transferência de electrões. Esta transferência se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor (uma forma reduzida e uma forma oxidada respectivamente).
Para que haja esta reacção tem de haver uma espécie que ceda e uma que o receba.
Oxidante: é o que recebe o electrão, ficando com a uma carga mais negativa do que a que tinha.
Redutor: é o que cede o electrão, ficando assim com uma carga maior do que a que tinha.
Como se processa?
Dentro de uma reacção global redox, dá-se uma série de reacções particulares às quais são chamadas semi-reacções ou reacções parciais.
2 Na+ + 2 Cl– → 2