Max weber e a teoria das organizações
Os grupos sociais dividem-se em duas grandes categorias: primários e secundários.
Grupos sociais primários
Encontram-se na categoria dos grupos sociais primários as famílias, os grupos de amigos e de vizinhos e certos grupos de interesse profissional ou social, como os grupos de voluntários e de artistas amadores. Nestes grupos, também chamados informais, predominam as relações pessoais. Em muitos grupos deste tipo, as pessoas ingressam e saem voluntariamente.
Grupos sociais secundários
A categoria dos grupos sociais secundários abrange os grupos formais, assim chamados porque com eles as pessoas têm relações regidas por regulamentos explíci- tos. É o caso de todos os tipos de organizações formais, especialmente da maior delas, o Estado. As organizações formais baseiam-se em normas explícitas que criam direitos e obrigações para seus integrantes.
Em todo grupo sempre há algum grau de definição de objetivos, uso de recursos, divisão de trabalho e processos de transformação. Para resolver problemas com algum grau de complexidade, ou para administrar sistemas complexos de recursos, os grupos primários comportam-se eventualmente como organizações. No entanto, não são organizações formais permanentes, como uma empresa ou a Prefeitura.
Essa é a diferença: todos os grupos sociais têm os elementos que definem as organizações. Alguns são organizações formais, regidas por regulamentos, enquanto outros são grupos sociais primários ou informais, regidos por relações pessoais.
Todas as organizações formais são burocracias. A palavra buyocracja identifica as organizações que se baseiam em regulamentos. Há uma razão extremamente importante para se entender o que é a burocracia: a sociedade organizacional é, também, uma sociedade burocratizada. Todas as organizações com ai-quais você está ligado de alguma forma são burocracias, regidas por regulamentos que criam direitos e obrigações. A burocracia é um estágio na