Reactividade dos Hidrocarbonetos
1. Introdução
Os hidrocarbonetos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogénio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Estes podem ser de origem natural (petróleo, gás natural e carvão) ou artificial. São o grupo de compostos orgânico mais extenso e divide-se em hidrocarbonetos alifáticos, que apresentam os átomos de carbono dispostos em cadeia, hidrocarbonetos alicíclicos, que apresentam estruturas em cadeias fechadas formando anéis, e hidrocarbonetos aromáticos, cuja estrutura, também cíclica, é derivada do benzeno. (SILVA / NOBREGA, 2001)
Um hidrocarboneto diz-se saturado se os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações covalentes simples e, consequentemente cada átomo de carbono faz as quatro ligações que lhe são permitidas. Estes hidrocarbonetos, também são conhecidos por alcanos de formula geral CnH2n+2 (n = 1,2,3,…), e entram na constituição do petróleo e do gás natural. Os alcanos presentes no petróleo compreendem não só parafinas de cadeia linear e de cadeia ramificada, mas também cicloalcanos, denominados em linguagem tecnológica por naftenos. Os alcanos são separados do petróleo por destilação fraccionada alcano mais simples é constituído por apenas um átomo de carbono e denomina-se metano (CH4), que é o constituinte principal do gás natural.
Os hidrocarbonetos insaturados são aqueles cuja a cadeia carbonada possui pelo menos uma ligações dupla ou tripla. Se a cadeia possui ligações duplas, estes são designados por alcenos de fórmula geral CnH2n (n≥ 2) e se possui ligações triplas por alcinos de fórmula CnH2n-2 (n≥ 2).
Um dos objectivos da reactividade química é relacionar a estrutura de uma molécula e suas reacções, para poder estudar as etapas que ocorrem em cada tipo de reacção e usar este conhecimento para criar novas moléculas. Neste capitulo, apresentasse a reactividade dos hidrocarbonetos que são o esqueleto das moléculas orgânicas porque não