relatório de química orgânica. Propriedades dos hidrocarbonetos
QUÍMICA EXPERIMENTAL
TRABALHO PRÁTICO Nº 1
Propriedades físicas dos compostos orgânicos
Composição dos compostos orgânicos: Hidrocarbonetos.
Estudo da solubilidade em diferentes solventes
Determinação das densidades.
TURMA: EQM4-M1
DOCENTE: MARTHA MOLINA
DATA: 05 DE SETEMBRO DE 2014
I – INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os seres humanos no seu dia-a-dia fazem o uso corrente de objectos e utensílios desde o vestuário até a alimentação, onde estão presentes vários elementos e compostos químicos.
Grande parte destes compostos, são compostos orgânicos. Os compostos orgânicos têm um elemento em comum que é o carbono.
Os átomos de carbono tem uma grande capacidade de combinação uns com os outros, devido a estruturas deles a ser muito variado que vão desde simples até outras extremamente complexas em que outros elementos, como H, O, N, S, P e halógenos são envolvidos. É possível determinar a presença destes elementos através de análises qualitativa, que muitas vezes ocorrem muito facilmente.
Estes compostos têm uma forte tendência para formar ligações covalentes, levando-se a cadeias de carbono, ramificadas ou anéis. Estas estruturas são os responsáveis das propriedades que caracterizam os diferentes grupos de compostos; estas ligações covalentes também têm que ver com a sua reactividade; suas reacções são frequentemente lentas, o que explica a sua baixa temperatura de fusão e pontos de ebulição, pouca solubilidade em dissolventes polares, entre outras propriedades que os distinguem de outro tipo de compostos químicos estudados, como inorgânicos, iónicos ou compostos metálicos.
As propriedades físicas dos compostos orgânicos estão intrinsecamente ligadas à estrutura molecular e às interacções entre as moléculas. São consideradas propriedades físicas: a solubilidade, o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, etc.
Os alcanos são hidrocarbonetos caracterizados por ligações simples entre os seus átomos, ou seja, as ligações