George olah
Nascimento e infância.
George Olah nasceu em Budapeste, capital e maior cidade da Hungria, um país sem saída para o mar na planície da Panônia, na Europa Central. George nasceu no dia 22 de Maio de 1927. Seus pais eram Julius Olah e Magda Krasznai. Seu pai era advogado e sua família pertencia a ala de classe média. George Olah nasceu em uma época de muitos grandes conflitos, como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, onde a Hungria não obteve sucesso.
Sua educação foi sólida e proveitosa, em uma das melhores escolas de Budapeste. O currículo era exigente e rigoroso, e seu maior interesse na época era a área de Humanas, em ênfase George Olah gostava de História e Literatura. Após se formar no ensino médio, e tendo sobrevivido às dificuldades de um país devastado pela guerra, teve início o interesse de George Olah pela Química.
O ponto de partida de uma carreira científica.
George Olah estudou Química na Universidade Técnica de Budapeste, a BME. As turmas foram pequenas, pois o processo de seleção do curso era altamente rigoroso, muitos alunos foram impedidos de continuar devido à cobrança exigida pela instituição, que é um dos mais antigos institutos de tecnologia no mundo. A universidade foi reestruturada após a Segunda Guerra Mundial, e desde aquela época já era um forte ícone de ensino de qualidade. Sendo assim, somente os alunos mais bem sucedidos foram autorizados a permanecer na instituição, e George Olah foi um deles.
Depois de ter tido base suficiente para sua pesquisa, Olah se tornou assistente de pesquisa de seu professor Geza Gusztav Zemplen, que era o professor titular de Química Orgânica na Hungria e também era um químico de carboidratos, muito interessados em glicosídeos. Olah logo se interessou na química do flúor, sugerindo que flúor contendo carboidratos poderia ser interessante em reações de acoplamento, porém Zemplen não apoiou imediatamente esta idéia.
Apesar de não ter sido bem motivado, Olah