Injeção de água
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos relacionados à produção do petróleo, com destaque especial para os projetos de injeção de água.
Dentre as diversas estratégias de exploração de um determinado reservatório, a injeção de água é amplamente utilizada na indústria do petróleo por ser um método bastante eficiente de reposição da energia primária do reservatório que, à medida que a produção avança, vai sendo dissipada, sendo muito importante a sua reposição, de forma a não comprometer a recuperação final do petróleo.
A reinjeção da água produzida é uma alternativa bastante satisfatória para o efetivo gerenciamento de água adotado pelas companhias de petróleo, com ganhos econômicos e ambientais significativos, apresentando impacto positivo na imagem das empresas perante a sociedade. Atualmente, o descarte zero de efluentes no meio ambiente é uma meta perseguida por todas as grandes operadoras do setor.
INJEÇÃO DE ÁGUA NOS RESERVATÓRIOS
Dentre as inúmeras estratégias de exploração de um determinado reservatório, a injeção de água é amplamente utilizada na indústria do petróleo por ser um método bastante eficiente de reposição da energia primária do reservatório que, à medida que a produção avança, vai sendo dissipada, sendo de fundamental importância a sua reposição, para que se possam obter maiores recuperações finais de petróleo. As principais razões para a larga utilização deste método de recuperação de óleo são: disponibilidade de água (água produzida), baixo custo operacional em relação à injeção de outros fluidos, facilidade operacional deste tipo de injeção, alta eficiência com que a água desloca o óleo e também o fato desta tecnologia ser bem conhecida. Ainda com relação à alta eficiência deste método de recuperação suplementar.
Aqüíferos grandes e atuantes dispensariam a implantação de projetos de injeção de água, enquanto que, aqüíferos pequenos e não atuantes demandariam a implantação de projetos