Teoria do Conhecimento
PLATÃO
Sua crença era o inatismo:conhecimento advem do nascimento, o qual trás consigo pensamentos racionais e ideias inatas. Ele achava que quando nascemos no mundo conhecido por todos, "o mundo sensível", nós já temos as ideias formuladas em nossas mentes,provenientes do mundo inteligível.
Platão estipulou 4 graus de conhecimento, crença, opinião,raciocínio e indução. As duas primeiras podem ser descartadas pois não são concretas, e as últimas são formas de fazer filosofia. "Tudo se justifica através da matemática, crença e opinião são ilusões da realidade 'caverna' "
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Apesar de ter sido discípulo de Platão durante 20 anos, Aristóteles diverge profundamente de seu mestre em sua teoria do conhecimento. Acreditava que nossos pensamentos não surgem do contato de nossa alma com o mundo das ideias,mas da experiência sensível. "nada está no intelecto antes de passar pelos sentidos".Em seu saber, contia a ideia de que é a partir da sistemização e da hierarquização que se pode buscar compreender do particular ao universal. Por isso, desenvolveu sistemas:
Graus do conhecimento:
Sensação -> memória -> experiência -> arte -> ciência.
Não suficiente, classificou também a ciência:
Produtivas - fabricação de algum utensílio
Práticas - finalidade moral ( ética/política)
Teoréticas - saber pelo saber (física,matemática, psicologia e metafísica)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Francis Bacon ora converge ora diverge para com Aristóteles, mas seu pensamento ímpar é que o conhecimento pode ser frutífero somente se a tecnologia e a filosofia estiverem unidas. "A ciência devia ser baseada na indução e na experimentação, não na metafisica e na especulação." Ele era,