Teorias do Conhecimento
Introdução 3
Empirismo vs. Racionalismo 4
Teoria do Criticismo 5
Dogmatismo vs. Ceticismo 6
Idealismo vs. Realismo 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Neste trabalho vamos apresentar, caracterizar e distinguir as diferentes teorias filosóficas explicativas relacionadas com o conhecimento, evidenciando as que se relacionam à sua possibilidade e à sua origem.
Empirismo vs. Racionalismo
Empirismo: O empirismo considera que todo o conhecimento provém dos nossos sentidos e da experiência. Ou seja, todo o conhecimento é “a posteriori” e relativo. Não existe nenhum conhecimento que exista desde a nascença, logo, nenhum conhecimento “a priori”. Tudo o que adquirimos vem do que percecionamos no dia-a-dia. Alguns empiristas importantes foram John Locke e David Hume, que fundaram o chamado empirismo britânico no séc. XVII. O empirismo está associado ao método científico e, logo, às hipóteses e teorias relacionadas com a ciência.
Racionalismo: O racionalismo é a corrente que prioriza a razão como o caminho para se alcançar a verdade, definindo o raciocínio como uma operação mental, lógica e discursiva que usa proposições para chegar a conclusões. Este afirma que tudo tem uma causa, ainda que esta não possa ser demonstrada pela experiência ou pelos sentidos. Descarta muito a experiência, ou seja, baseia-se no conhecimento “a priori” (conhecimento dedutivo, obtido através do pensamento). Temos como exemplos de importantes racionalistas René Descartes e Gottfried Leibniz.
Teoria do Criticismo
Para explicar a origem do conhecimento, no início, havia duas teorias: o Racionalismo e o Empirismo. Ainda que no início Immanuel Kant fosse a favor do Racionalismo, mais tarde foi além do dogmatismo e propôs, através de críticas às outras duas, uma terceira teoria: a teoria do Criticismo. O Criticismo propunha a investigação dos fundamentos do conhecimento, de