Biografia Marx
Ocupando o posto de maior crítico capital e trabalhista, Karl Marx juntamente com Friedrich Engels, desenvolveu extensos trabalhos literários, muito significativos para a visão sociológica inclusive.
Apontado como o maior filósofo da história, desenvolveu a célebre crítica ao capitalismo: O Capital. Seus quatro volumes foram publicados de 1867 até 1905 por Engels. Além desta, Marx é autor de dezenas de outras brilhantes obras.
As obras publicadas pela dupla não só significam muito para este que vos escreve, como também significa muito para toda a sociedade atual, pois tais obras serviram de base ideológica para as duas guerras mundiais e, de forma mais óbvia ainda, para a guerra fria, as três passagens históricas que mais mudaram a sociedade no século XX.
Dos conceitos descritos por Marx, três deles serão abordados nesta dissertação: Meios de produção, materialismo histórico e mais-valia.
Meios de produção:
Engels e Marx pontuam que a sociedade é um reflexo de seu meio de produção, ou seja, a busca por novas qualidades na produção dos bens de consumo molda a sociedade, não o contrário. Afirmam também que a sociologia, ou seja, o estudo das sociedades, deve partir das relações sociais que os homens estabelecem entre si para produzir bens de consumo, pois essas relações são responsáveis pela criação de toda estrutura social. (ENGELS; MARX, 1977)
Materialismo histórico:
Marx defende que os confrontos entre as classes