Teoria do Conhecimento
O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. A apropriação intelectual do objeto supõe que haja regularidade nos acontecimentos do mundo; caso contrário, a consciência nunca poderia superar o caos, a desordem. O conhecimento pode ser o ato de conhecer, enquanto relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o mundo conhecido. Mas o conhecimento também se refere ao produto, ao resultado do conteúdo desse ato, ou seja, o saber adquirido e acumulado pelo ser humano. Na verdade, ninguém inicia o ato de conhecer a partir do nada, pois esse ato é simultâneo à transmissão pela educação dos conhecimentos acumulados em uma determinada cultura. O foco relevante do trabalho científico foi buscar elementos teóricos que viessem justificar a importância da temática a ser aplicada em nosso dia-a-dia.
TEORIA DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE DE ACORDO COM A FILOSOFIA
1. O QUE É O CONHECIMENTO?
Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.
Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
Para falar de conhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.
O conhecimento é dividido em uma série de categorias: conhecimento sensorial, que é o conhecimento comum entre seres humanos e animais; conhecimento intelectual que é o raciocínio, o pensamento do ser humano; conhecimento popular que é a forma de conhecimento de uma determinada cultura; conhecimento científico que são análises baseadas em provas; conhecimento filosófico que está ligado à construção de ideias e conceitos e o conhecimento teológico que é o conhecimento adquirido a partir da fé.
2. O QUE É