Trabalo Qu Mica Org Nica
Cadeia Carbônica. As ligações entre átomos de carbono são ligações covalentes (pares de elétrons compartilhados). O álcool que você usa como desinfetante, o álcool que você usa como combustível, álcool que você ingere nas bebidas alcóolicas, é um composto orgânico cuja molécula apresenta uma cadeia de 2 átomos de carbono. O ácido do vinagre que você utiliza no preparo de saladas, maioneses, etc. E o ácido acético, cuja molécula apresenta uma cadeia de dois átomos de carbono. H3CCOOH Ácido Acético
O explosivo da dinamite é a nitroglicerina , que é fabricada pela reação da glicerina com o ácido nítrico .A glicerina é um composto orgânico cuja molécula apresenta uma cadeia de três carbono.
Ácido Nítrico
CARACTERÍSTICAS GERAIS
As ligações mais freqüentes envolvendo os compostos orgânicos acontecem entre átomos de carbono e hidrogênio. Nesse caso, como a atração exercida sobre os elétrons é praticamente a mesma, não ocorre acúmulo de cargas elétricas (pólos). Portanto, essas ligações são apolares, originando compostos apolares. Quando, na molécula de um composto orgânico existe outro elemento químico além de carbono e hidrogênio, suas moléculas poderão apresentar certa polaridade.
Essa característica é, entre outras, responsável por algumas propriedades dos compostos orgânicos. Vejamos algumas delas:
PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO
A ausência ou a baixa polaridade é responsável pelos menores pontos de fusão e ebulição quando comparado com os inorgânicos. Também essa característica justifica que, à temperatura ambiente, os compostos orgânicos sejam encontrados nos três estados