Dinamica Das Relações Interpessoais
Demonstrar a importância da interação entre o indivíduo e a organização; do papel do líder nessas relações; da reflexão sobre o processo grupal, da administração de conflitos; da capacidade na tomada de decisão e negociação, interna ou externa à organização. Identificar a complexidade do universo individual e da organização como um todo: seus aspectos macroestruturais, filosofia, missão, cultura, valores, sistemas de gestão e o “ajustamento” das pessoas, conciliando objetivos individuais e organizacionais.
Sociedade e Organizações
Possui inúmeras definições no campo das ciências sociais aplicadas, porém, selecionamos o que consideramos adequado aos nossos fins. Para a definição de sociedade utilizaremos o conceito de Ralph Linton: “Sociedade é todo grupo de pessoas que vivem e trabalham juntas durante um período de tempo suficientemente longo para se organizarem e para se considerarem como formando uma unidade social, com limites bem definidos”.
Organização Vertical
O modelo de estrutura organizacional vertical ainda é o mais comum na maioria das empresas. É herdeiro dos antigos modelos rigidamente hierarquizados de sociedades, nas quais os papéis dos indivíduos estavam muito bem configurados, dependentes quase que exclusivamente de suas origens sociais
Organização horizontal
Advento de organizações com estruturas hierárquicas horizontais acontece simultaneamente às inúmeras transformações que a sociedade mundial viveu no transcorrer do século XX. É provável que a aceleração dos processos produtivos, sua diversificação e o surgimento de meios de comunicação rápidos e eficazes tenham contribuído para a passagem de modelos verticais e centralizado para os atuais modelos horizontais e em rede.
Tecnologias
História da humanidade se confunde com a história das tecnologias. O sentido que concedemos a esta palavra é amplo. Em geral, quando falamos em tecnologias, logo pensamos em computadores ou na transmissão remota de