Relatório prático
Bruno Sabadini Bernardo
Luan Pirajá da Silva Santos
Renan Peres Nogués
Aula Prática 5 (03/10/2012)
PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DOS ALCANOS E ALCENOS
Vila Velha, Setembro 2012
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
Aula Prática 5 (16/08/2012)
PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DOS ALCANOS E ALCENOS
Relatório Técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química Orgânica ExperimentalI, no curso de Engenharia Química, na Universidade Vila Velha.
Prof(a). : Marta
Vila Velha, Setembro de 2012
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo analisar as propriedades físicas dos alcanos como viscosidade, volatilidade e inflamabilidade e comparar as propriedades químicas entre alcanos e alcenos.
1. INTRODUÇÃO
Compostos constituídos exclusivamente de carbono e hidrogênio são denominados de hidrocarbonetos. Essa classe de compostos é constituída por um grande numero de substancias, isso se deve ao fato de o carbono ser tetravalente, poder fazer ligações simples, duplas, tripas e formar cadeias com diferentes tipos de geometria. Essa variedade de possibilidades de diferentes substancias faz com que os hidrocarbonetos tenham propriedades físico-químicas diferentes uns dos outros, podemos encontrar nessa classe substancias no estado gasoso, líquido e solido. Por exemplo, na temperatura ambiente o metano é gasoso, a gasolina é líquida e parafina é solida todas essas substancias são constituídas unicamente por carbono e hidrogênio porem suas cadeias possuem diferentes tamanho e arranjos moleculares.
Exemplos:
Metano CH4
Octano (gasolina) C8H18
Parafina CnH2n+2 para n (número de carbonos)>20
Em geral o estado físico dos hidrocarbonetos está associado ao tamanho da cadeia carbônica, quanto maior essa cadeia maior é o ponto de fusão e ebulição, pois a superfície de contato será maior aumentando assim a interação molecular. A inflamabilidade