Avicultura
Alguns cuidados básicos de manejo sanitário são fundamentais, tais como:
Vazio sanitário - mínimo de 10 dias entre a saída de um lote e a entrada de outro, com a granja limpa e desinfetada, isto é, retirada do esterco de forma rápida, varredura do piso e lavagem com água sob pressão para retirada de sujeira impregnada nos equipamentos. Escolha de um desinfetante eficiente, considerando o princípio ativo, diluição e método de aplicação.
Forração do piso do galpão - utilizar material que possa absorver a umidade das fezes das aves. Promover o isolamento térmico do piso, evitando a perda de calor das aves, principalmente na fase inicial. Os mais utilizados são serragem ou maravalha. Casca de arroz, casca de amendoim, casca de café, dentre outros.
Pintos de 01 dia com boa qualidade - é muito importante a boa qualidade dos pintos de 01 dia, a procedência destes pintos, a idade da reprodutora, imunidade passiva, a hidratação destes pintos e principalmente alojar pintos livres de micoplasmas e salmonellas.
Programa de vacina - é fundamental a escolha de um bom programa vacinal. De acordo com a região, a água é de fundamental importância para a produção avícola, assim sendo, a cloração em torno de 4 ppm é necessário.
Ambiente - o composto térmico das aves é também importante para a saúde da ave, pois alterações bruscas de temperatura contribuem para estressar as aves e, conseqüentemente, afetar a imunidade, podendo provocar doenças, contribuindo para piora do desempenho zootécnico. Assim sendo, a boa manutenção dos equipamentos de aquecimento, cortinas e ventiladores é importante na produção avícola com os desafios sanitários.
Principais Doenças
Inúmeras são as doenças que podem afetar as aves com maior ou menor intensidade, podendo ocasionar consideráveis perdas quando não