Avicultura
CURSO DE ZOOTECNIA
VIII PERÍODO
AVICULTURA
BRUNO LEHRBARCH MARTINS
DEBLER JUCIEL
EUNICE BRUNKHORST
SETEMBRO DE 2012
VILHENA – RO
BRUNO LEHRBARCH MARTINS
DEBLER JUCIEL
EUNICE BRUNKHORST
RESÍDUOS GERADOS NA AVICULTURA
Trabalho apresentado à disciplina de Avicultura como requisito básico para a obtenção parcial de nota do segundo bimestre do oitavo período do Curso de Zootecnia.
VILHENA – RO
2012
INTRUDUÇÃO
O consumo de carne de frango vem aumentando nos últimos anos devido a sua maior incorporação na dieta e também pela substituição de outras carnes, acarretado pela melhoria nas condições de vida da população devido ao aumento do poder de compra. A produção de resíduos está estritamente relacionada ao crescimento populacional. Na avicultura, um dos resíduos que merece destaque é a carcaça de animais mortos.
Uma estratégia para prosseguir com o desenvolvimento mundial sem que haja o comprometimento das reservas energéticas de gerações futuras e o aumento do impacto ambiental, ocasionado pela disposição inadequada dos resíduos gerados neste sistema produtivo, dá-se com a adoção de sistemas de reciclagem desses resíduos, promovendo-se a geração de energia renovável e a estabilização da matéria orgânica para uso como composto, um deles é a compostagem.
A compostagem trata-se de um processo biológico aeróbio de transformação da matéria orgânica, apresentando como produto final um composto estabilizado e sanitizado, devido à produção de calor gerada pelos diversos microrganismos envolvidos na degradação.
RESÍDUOS GERADOS PELA AVICULTURA
A compostagem de carcaças de aves mortas é um método de tratamento de resíduos avícolas, o qual vem sendo aplicado com muito sucesso em diversas partes do mundo. Esta consiste em um processo naturalmente