Administraçao
Ao longo dos anos somos tomados por pequenas empresas que de insignificantes tornarem-se grandes corporações. O contrario também é comum de acontecer, quando menos esperamos grandes organizações simplesmente somem como se nunca tivessem existido.
Mas afinal realmente sabemos o que é uma organização?
“É uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum”. Chiavenato, 2003,23. Com uma das descrições mais puras e brutas Chiavenato demostra a composição de uma organização e a orientação que a mesma possui.” As organizações são propostas como um fim em si mesmas. São instrumentos criados para se atingir outros fins . Isso é refletido pelas origens da palavra organização que deriva do grego orgamon, que significa uma ferramenta ou instrumento”.Morgan,1996.Morgan em um artigo acadêmico preocupa-se em demonstrar qual a proposta de uma organização e a explicar a origem da palavra.
Também em um artigo acadêmico Minstzberg apud. Duarte, 2006, defende que as organizações são compostas por seis tipos de elementos básicos que se encontram e comunicam-se: Vértice Estratégico, Linha Hierárquica Média, Centro Operacional, Estrutura, Logística e Ideologia.
“... organização, a qual pode ser definida como uma unidade conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.” Robbins, 2005,02.
Apesar da diferença de tempo, nomenclaturas e ideias ficam evidentes que todos os autores pensam de maneira similar sobre o que é organização. Organizações são compostas por pessoas, então cabe agora saber qual a importância das pessoas dentro de uma organização.
Capitulo 2
A importância das pessoas dentro de uma organização.
As organizações são feitas de pessoas. Para Limão e Ervilha 2008, hoje as empresas preocupam-se em treinar seus funcionários, pois se sabe que a partir daí haverá evolução e