Estudante
2 - Como se dá a reabsorção de amino - ácidos?
Os aminoácidos ocorrem em concentração insignificante no plasma e, após serem filtrados, são quase que totalmente reabsorvidos. Sua reabsorção ocorre principalmente no túbulo proximal inicial, onde entram na célula por co-transporte com sódio e deixam a célula por difusão através da membrana basolateral. Existem diferentes carregadores para o seu transporte, cada um dos quais reconhecendo determinados grupos de aminoácidos. Entretanto, seu mecanismo de transporte é complexo e ainda não bem conhecido.
Por serem totalmente reabsorvidos, a carga excretada dos aminoácidos é zero e sua concentração urinária é nula.
3 - É correto afirmar que em condições fisiológicas a proteinúria nunca ocorre? E quais são as situações patológicas onde ocorre proteinúria?
Em algumas doenças renais, ocorre elevação da concentração de proteína na urina( proteinúria). De acordo com sua origem, as proteinúrias são classificadas em :pré-glomerulares, glomerulares e tubulares. As pré-glomerulares ocorrem quando existe no sangue circulante proteínas de baixo peso molecular, isso acontece em caso de certos tumores ósseos. A proteinúria mais comumente encontrada é a de origem glomerular, que pode ocorrer em condições fisiológicas ou fisiopatológica , um exemplo é que com o aumento da angiotensina II eleva a pressão sangüínea intracapilar glomerular acarretando numa maior carga de proteínas filtradas e conseqüentemente aumento de excreção de proteínas na urina. A de origem tubular ocorre quando os túbulos renais são incapazes de reabsorver proteínas. Pode aparecer quando se eleva o nível plasmático de uma determinada proteína, provocando a saturação da capacidade de sua reabsorção.
4 - Qual o papel do PTH na reabsorção do cálcio? Onde ocorre maior