Relatorio de Ensaio Pratico
Análise de Agregados Massa específica, Massa unitária, Teor de Umidade, Inchamento, Granulometria.
Materiais de Construção | Rodrigo Medeiros
Amanda Guedes | Laís Nóbrega
Período: 3º | Turma: C | Unidade I
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Sumário
1. Introdução
1.1 Agregado
É um material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula. São também materiais granulosos, naturais ou artificiais, divididos em partículas de formatos e tamanhos quase uniformes. São relativamente baratos e não entram em reação química complexas com a água. São importantes para a tecnologia do concreto, incluem porosidade, composição granulométrica absorção de água, forma e textura superficial das partículas, resistência a compressão, módulo de elasticidade e os tipos de substância deletérias presentes. Os agregados atuam como material inerte nas argamassas e concretos aumentando o volume da mistura e reduzindo seu custo.
1.2 Massa Específica
A massa específica é a densidade do agregado sem nenhum vazio, ou seja, não inclui poros permeáveis e não possuem espaços entre os grãos, é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço. É também chamada de massa específica absoluta. É a massa da unidade de volume do material de que se constituem os grãos do agregado.
1.3 Massa Unitária
A massa unitária de um agregado é a sua densidade (massa/volume) com todos os espaços vazios, ou seja, esses espaços vazios são os "vãos" entre um grão e outro e seus espaços internamente (poros permeáveis). Pode-se dizer que a massa unitária é a massa real do agregado, pois engloba todos os espaços existentes. É também chamada massa específica aparente ou massa barimétrica. É a massa da unidade de volume do agregado.
1.4 Teor de Umidade
O teor de umidade nada mais é que a quantidade de água que contém na amostra. Chama-se teor de umidade de um agregado a relação entre a massa de