Relatorio Prático
O principal objetivo deste trabalho é fornecer ao aluno os conhecimentos e prática necessária para criar componentes com o auxilio do torno e do processo de soldadura.
Dada ao grande dinamismo apresentado pelo torno mecânico e pelo processo de soldadura, considera-se essencial a realização deste trabalho prático para os alunos que pretendem seguir carreira no mar, tendo em vista a grande variedade de situações que estes podem estar sujeitos no decorrer de sua empreitada.
Introdução Teórica
• Corte por Arranque de Apara
O corte por arranque de apara é um processo tecnológico de alteração de forma através da remoção de material não necessário até á obtenção de um componente de determinada geometria. Esta tecnologia engloba vários processos de alteração de forma que aplicam a remoção de material, os quais podem ser classificados em função da quantidade / dimensão dos elementos removidos.
Corte por arranque de apara Macroscópica (Espessura retirada entre os 0.025mm a 2.5 mm)
Torneamento, Fresagem e Furação
Corte por arranque de apara Microscópica (Espessura retirada entre os 0.0025mm a 0.25 mm)
Rectificação
Corte por arranque de apara Sub-Microscópica (Aparas ainda menores)
Electroerosão, Ultra-sons, Bombardeamento Electrónico.
• Torno Mecânico
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.
Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
Basicamente é composto de uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras