Relatório prático
1º RELATÓRIO PRÁTICO
Professora: Maria Maccedo Aluno: João Victor de Carvalho Barbosa Turma: Construção Naval 2011.1 Matutino
Vidrarias
Foram apresentados, com grande diversidade, materiais de laboratório, entre eles, vidrarias e suportes para experimento, e a estrutura do próprio laboratório. Foi encontrada estrutura similar à esperada.
Introdução
Vidraria refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro. Em geral é utilizada em análises e experimentos científicos, principalmente nas áreas de química e biologia. Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plástico, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato, por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos. Em algumas aplicações, como por exemplo no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro escurecido para minimizar os efeitos da exposição de seu conteúdo à luz.
O objetivo da apresentação é dar estrutura apra aqueles que não tiveram contato com o laboratório e seus equipamentos.
Parte Experimental
Materiais e reagentes
Materiais Utilizados
Balão Volumétrico de fundo chato 500 ml/20ºc - Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto. Pisseta – Regula fluxo de fluidos, normalmente, para lavagem de materiais Pipeta Graduada - Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida. Pipeta Volumétrica - Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que