Classificação de um Álcool
3 Os álcoois são compostos de fórmula geral ROH em que o R é qualquer grupo alquílico substituído, podendo o carbono ligado ao oxigénio ser primário, secundário, terciário. Assim um álcool pode classificar-se como primário, secundário ou terciário conforme a espécie de átomo de carbono ligado ao grupo OH.
Geralmente as diferentes classes diferem entre si pela velocidade ou mecanismo de reacção, e de uma forma concordante com as respectivas estruturas. O álcool com maior velocidade é o terciário e o de menor é o primário. Alguns substituintes podem no entanto afectar a reactividade de tal forma que torna um álcool de uma classe, com comportamento semelhante de álcoois de classe diferente.
4 O grupo OH é o que dá ao álcool as suas propriedades físicas características e o grupo alquilo que na medida do respectivo tamanho e forma, modifica essas propriedades. O grupo hidroxilo é altamente polar, tendo a possibilidade de formar ligações de hidrogénio com outras moléculas, sendo essa característica expressa em algumas propriedades físicas.
Ponto de ebulição- Os álcoois apresentam um aumento do p.e. com o aumento do número de carbonos e decréscimo com a ramificação da cadeia. O seu p.e. mais elevado em comparação com o derivado hidrocarboneto revela a natureza das próprias ligações de hidrogénio que se formam entre as moléculas.
Miscibilidade- Os álcoois de mais baixo p.m. são misciveis em água, mas à medida que aumenta o grupo alquilo, diminui a solubilidade na água.
5 Teste de lucas
Resumidamente, baseia-se na diferença de reactividade das 3 classes de álcoois relativamente aos haletos de hidrogénio. Os álcoois são solúveis no reagente de Lucas (mistura de ácido cloridrico concentrado e cloreto de zinco), ocorrendo a reacção através duma substituição nucleofilica, dando origem a